A importância do sensoriamento remoto na manutenção preditiva da rede elétrica

A importância do sensoriamento remoto na manutenção preditiva da rede elétrica

O sensoriamento remoto é uma tecnologia fundamental em se tratando de fornecer uma maior confiabilidade e eficiência aos sistemas elétricos.
Tempo de leitura: 3 min

Com o crescimento populacional e a expansão das cidades, percebeu-se um aumento na demanda por energia ao longo dos anos, tornando as operações de geração, transmissão e distribuição cada vez mais complexas. Uma das inovações que auxiliam na revolução da manutenção preditiva das redes, facilitando o trabalho das concessionárias, é o sensoriamento remoto.

Essa tecnologia permite um acompanhamento em tempo real das condições em que se encontram os equipamentos constituintes da rede elétrica, além de fornecer informações a respeito de sua integridade, permitindo uma previsão de falhas e identificação de anomalias.

Tais dados facilitam a tomada rápida de medidas preditivas e corretivas, impedindo que problemas maiores possam vir a afetar gravemente o sistema, ou pelo menos, mitigando estes problemas. Em um cenário onde falhas na continuidade do fornecimento elétrico são inadmissíveis, o sensoriamento remoto surge como uma ferramenta indispensável para assegurar o fornecimento confiável de energia elétrica às residências, empresas e indústrias.

Os benefícios do sensoriamento remoto

  1. Monitoramento em tempo real: A tecnologia de sensoriamento remoto permite que os ativos das redes elétricas, como as linhas de transmissão e transformadores, sejam constantemente monitorados. Tal facilidade provê controle às concessionárias, que são capazes de verificar a condição dos equipamentos a qualquer instante e agir com maior rapidez, eficiência e assertividade diante de falhas ou do risco iminente delas.

2. Detecção de anomalias: O sensoriamento remoto é capaz de detectar anomalias na rede, tais como variações de temperatura, vibrações, flutuações de tensão, frequência e correntes anormais. Analisando as informações coletadas, uma manutenção preventiva pode ser programada para evitar que maiores problemas se desenvolvam.

3. Previsão de falhas: Unindo a tecnologia dos sensores à análise de dados, torna-se possível a criação de algoritmos capazes de prever potenciais falhas no sistema,  favorecendo o trabalho de equipes de manutenção e evitando interrupções no fornecimento de energia.

4. Manutenção preventiva: Como dito nos tópicos anteriores, a capacidade de monitorar em tempo real as condições da rede permite a manutenção preditiva ou preventiva, ambas mais desejáveis que os casos de manutenção corretiva, economizando recursos e estendendo a vida útil dos equipamentos.

5. Redução de custos: A identificação antecipada dos problemas evita interrupções não programadas, reduzindo custos, que incluem gastos operacionais, gastos com reparos emergenciais, eventuais multas por interrupção do fornecimento e perda de receita durante o tempo de interrupção.

6. Aumento da confiabilidade: Garantindo as boas condições dos ativos da rede, é possível atender melhor às demandas crescentes de energia, mantendo uma continuidade no fornecimento e aumentando a confiabilidade do sistema.

7. Qualidade de energia: A correta gestão de ativos, auxiliada por sensoriamento remoto, também ajuda a garantir a qualidade do fornecimento ininterrupto de energia, e o equilíbrio adequado entre fluxo de potência, geração e carga, mitigando problemas como variações bruscas inesperadas (como variações de tensão de longa duração – VTLDs) garantindo que os indicadores de qualidade da rede (FEC, DEC, FIC, DIC, DICRI e DMIC) sejam cada vez menores.

8. Segurança: Os alertas prévios a respeito de condições perigosas na rede reduzem os riscos para a equipe de manutenção que realizará reparos. 

São vários os benefícios trazidos para os sistemas elétricos com a implementação do sensoriamento preditivo. A expansão requer inovação de tecnologias, e com o aumento da demanda energética, estas tendem a surgir cada vez mais, fomentando os futuros cenários de Smart Grids e Smart Cities.

Sensoriamento remoto é com a HVEX! Conheça nossas soluções!

Sobre o autor:

HVEX
Pioneira na fabricação de equipamentos de alta tensão no Brasil, a HVEX desenvolve a melhor forma de atender seu público-alvo, a partir da pesquisa de novas tecnologias e de novas metodologias de estudos e ensaios para a indústria nacional.

Você está lendo sobre:

Artigos recomendados:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Mantenha-se atualizado!
Receba todas as postagens mais recentes diretamente na sua caixa de entrada.