Boas práticas na gestão de Projetos de P&D

Boas práticas na gestão de projetos de pesquisa de desenvolvimento

Após diversos projetos desenvolvidos, resolvemos listar algumas práticas que facilitaram a nossa jornada e podem te ajudar a desenvolver meljores projetos de P&D.
Tempo de leitura: 2 min

Fatores de impacto no sucesso de Projetos de P&D

Nesta semana falamos da importância dos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a relação com a inovação, porém quais são os fatores de impacto que influenciam diretamente no sucesso de projetos, gerando resultados e soluções assertivas?

A complexidade dos Projetos de P&D e a gestão eficiente

Projetos de P&D possuem uma organização complexa, devido à sua característica intrinsecamente multifacetada e multidisciplinar. Uma boa gestão sobre os diversos processos e equipes envolvidas é um desafio, pois nem sempre os métodos tradicionais de gerenciamento se encaixam totalmente no ambiente de P&D.

É necessário encontrar um equilíbrio entre o controle e a flexibilidade para encontrar novas soluções.

Leia também:

O que são ensaios elétricos e sua importância na qualidade e vida útil dos equipamentos

Práticas facilitadoras para o sucesso dos Projetos de P&D

Após diversos projetos desenvolvidos, resolvemos listar algumas práticas que facilitaram a nossa jornada.

Parceria com o cliente:

O primeiro é a sinergia com o cliente, a relação de parceria acelera o processo de desenvolvimento e impacta diretamente na agilidade do projeto. O nível de acesso as diversas áreas da empresa também é um fator essencial para não haver impedimentos desnecessários nas atividades e relações.

Métodos ágeis

Apesar da necessidade de flexibilidade, o domínio de metodologias e ferramentas de gestão de processos como diagrama de Gantt, ou até mesmo o Scrum, uma metodologia mais assertiva, criam um ciclo de melhoria constante, desenvolvimento claro, ágil sobre os resultados e as equipes.

Verticalização do processo produtivo

A verticalização é a centralização da cadeia de produção. Como o processo de P&D envolve diversas áreas da cadeia produtiva, o controle, conhecimento dos processos, regras de negócio e produção são vitais. Por isso, ter a clareza das técnicas e atividades-chave que precisam ser internalizadas ou terceirizadas possui grande relevância, uma vez que a terceirização tende a tirar o controle sobre o conhecimento técnico envolvido e sobre o processo.

Provas de Conceitos

A validação de conceitos é outro ponto relevante dentro do ambiente de pesquisa e desenvolvimento. Ter a menor prova prática possível para validar a solução, não só permite falhar de forma rápida e aprender com os erros de maneira interativa, mas também tende a ser mais barato, já que o melhor dos planos não sobrevive ao campo de batalha.

Equipes Interdisciplinares

Problemas complexos demandam soluções multidisciplinares. Quase sempre acreditamos que um problema de uma área é específica possa ser resolvido somente de maneira correlacionada, mas nem sempre, isso acontece.

Isso porque temos uma tendência a ver um problema de maneira fragmentada ao invés de maneira sistêmica, ter pontos de vistas diferentes sobre um problema, tende a aumentar as chances de encontrar soluções disruptivas.

Comunicação assertiva

Processos passam por pessoas, logo sem uma boa comunicação, é impossível ter um processo ágil, não só a forma de comunicação tem que ser precisa mas também o caminho da comunicação. Logo, verificar se a informação foi compreendida e executar o processo de feedback mitigando ruídos, perdas ou desvio. A comunicação é assunto a parte que vale a pena um post apenas sobre ela, pois causa impacto direto na agilidade e assertividade dos projetos.

Se você gostou deste post não esqueça de curtir e compartilhar!

Sobre o autor:

Raphael Ladeira

Você está lendo sobre:

Artigos recomendados:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Mantenha-se atualizado!
Receba todas as postagens mais recentes diretamente na sua caixa de entrada.